Triclosan, usado em certos sabões, preocupa a Colgate
2005-04-27
Novas pesquisas segundo as quais produtos contendo o produto de combate a bactérias triclosan podem ser carcinogênicos estão chamando a atenção para a Colgate-Palmolive Co., pois o creme dental Colgate contém esta substância.
Pesquisadores da Virginia Tech concluíram que o uso de sabões antimicrobianos e de outros produtos podem expor as pessoas a quantidades significativas de clorofórmio. Quando o triclosan, encontrado em muitos sabões antimicrobianos, reage com o cloro da água tratada, é produzido o clorofórmio. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) classifica o clorofórmio como um provável carcinógeno humano.
O estudo, reportado neste mês na edição online da Environmental
Science & Technology, diz respeito ao triclosan em sabões detergentes, mas não em relação ao Colgate Total.
Em uma declaração à Associação Americana Dental, a Colgate, com sede em Nova Iorque, disse que a pesquisa não envolve pasta de dente de forma alguma e que suas conclusões não têm aplicabilidade com a Colgate Total. O triclosan contido no creme dental não geraria clorofórmio quando usado na escovação de dentes, afirmou a companhia.
Um relatório, na semana passada, informou que a rede varejista britânica Marks & Spencer colocou o Colgate Total sob suspeita devido ao estudo sobre o triclosan. Um analista disse que o relatório era errôneo.
–Marks & Spencer leva apenas o selo próprio de produtos com cuidado pessoal, isto é, não vende produtos Colgate. Portanto, é impossível para o varejista remover o Colgate Total de suas prateleiras. Confirmamos este fato com a Marks & Spencer, bem como com a Colgate, afirmou a analista Lauren
Lieberman, em uma nota a clientes, no início desta semana. Também no início da semana, o jornal China Daily reportou que a China está investigando a segurança desses produtos.
–Acreditamos que os estoques da Colgate poderão ficar em risco devido às recentes manchetes associando a pasta de dentes Colgate Total com câncer, disse William Chappell, da SunTrust Robinson Humphrey, que comprou uma parte dos estoques. Ele disse que a Colgate está vendendo as operações da unidade Ian Cook para a China, na semana que vem, para encaminhar as preocupações sobre este assunto. Em sua opinião, isto claramente implica que a questão tomou uma magnitude nos últimos dias, afirmou Chappell, em uma nota. Mas acrescentou que não espera que as novidades tenham impacto significativo para a Colgate, em curto prazo.
A analista Lieberman, que acompanha a cotação das ações da Colgate, informou que o creme dental conta para 25% das vendas da companhia nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ela estima que o Colgate Total corresponde a 40% e a 45%, respectivamente, das vendas de creme dental da Colgate em cada uma dessas regiões.
(Fonte: Planet Ark, 26/4)