Portugal recolheu 200 toneladas de pilhas usadas desde o início do ano
2005-04-27
Nos primeiros três meses deste ano foram recolhidas, em Portugal, cerca de 200 toneladas de pilhas usadas para reciclar. Trata-se do mesmo montante de todo o ano anterior, segundo a entidade gestora deste resíduo, a Ecopilhas.
As quantidades de pilhas recolhidas no primeiro trimestre deste ano explicam-se, segundo a instituição, com a campanha de sensibilização lançada em dezembro de 2004 e com o aumento do número dos contentores de pilhas – os chamados pilhões – disponíveis.
–Mas os resultados deste trimestre não são comparáveis com os do mesmo período do ano passado, uma vez que a recolha de pilhas começou a ser feita em outubro de 2003, ressalvou Eurico Cordeiro, diretor da Ecopilhas.
Até o final do ano passado, a Ecopilhas tinha colocado mais de 10 mil pilhões em espaços comerciais espalhados por todo o país.
Depois dos contratos celebrados com as associações de Municípios Águas do Zêzere e Côa e de Municípios Raia-Pinhal, a Ecopilhas passou a abranger cerca de 90% do território nacional.
Através destes contratos, a entidade assegura a coleta, a armazenagem temporária e a separação (triagem) das pilhas recolhidas.
Depois deste processo, as pilhas são exportadas para uma empresa austríaca (Chemtec), que procede ao seu tratamento e reciclagem. (Ecosfera, 26/4)