Risco à saúde detectado em diesel de ônibus escolares
2005-04-27
Pesquisadores da universidade da Califórnia calculam que, em grandes áreas urbanas, crianças que são transportadas em veículos a diesel, de transporte coletivo, inalam mais gases de exaustão do que todas as pessoas, juntas, na cidade. A exposição a material particulado ultrafino de diesel, ou DPM, é conhecida como fator de aumento dos riscos de câncer.
Cientistas da Universidade de Berkeley, em Los Angeles, testaram o ar de dentro de seis ônibus enquanto eles rodavam através de áreas metropolitanas em Los Angeles, com as janelas abertas e depois fechadas. Com exceção de um modelo de 1975, todos os ônibus foram construídos de 1985 a 2002.
A poluição do ar dentro de seus ônibus foi substancial, embora ônibus mais novos e aqueles com as janelas abertas expusessem os passageiros a menos poluentes.
O estudo, publicado em 15 de abril pela revista Environmental Science & Technology, concluiu que as crianças conduzidas por esses ônibus movidos a diesel, para a escola, inalam 34% a 70% mais material particulado do que a média semanal de outras. (NY Times, 26/4)