Reator nuclear pára mais uma vez na Espanha
2005-04-26
A central nuclear de Almaraz – localizada em Cáceres, Espanha – sofreu, no último sábado (23/4), um novo incidente notificável, classificado como de nível zero, que supõe a detenção do reator quando, após a parada para recarga do combustível realizada durante o mês de abril, conectava-se novamente à rede.
Conforme uma nota divulgada pelo Conselho de Segurança Nuclear, (CSN), a central sofreu uma parada em seu reator ao entrar em funcionamento a proteção do transformador principal.
Na sexta-feira (22/4), Almaraz havia comunicado outro incidente ao CSN, também de nível zero, pois detectou-se a elevação de nível em um sumidouro do recinto de contenção.
No que diz respeito ao incidente de sábado, o CSN explicou, em sua nota, que a planta encontrava-se, às 20h25min, em processo de elevação de carga, a 11% de potência com todos os sistemas de segurança operáveis. Nesse momento, produziu-se um curto-circuito na área de conexões do transformador principal e ativou-se seu sistema de proteção, o que causou, por sua vez, a desconexão da rede elétrica, que impede à central de evacuar a energia que gera.
A paralisação do transformador principal provoca paradas consecutivas da turbina e do reator, segundo está previsto no desenho da central para estes casos. Quando se trata desta situação, o titular da central deve notificar a CSN em menos de uma hora. A seqüência de atuação dos sistemas de segurança, segundo a CSN, foi correta. Após regular a anomalia, a planta procedeu novamente com o arranque do reator às 23h58 min de sábado e, às 4h de domingo (24/4) estava novamente acoplada à rede elétrica. Não foi registrado risco para os trabalhadores, nem para população ou para o meio ambiente, informou o CSN. (Com informações de El Mundo, 25/4)