Roubadas quatro toneladas de substância para explosivos na França
2005-04-26
Seis indivíduos levaram mais de quatro mil quilos de clorato sódico de uma fábrica de produtos químicos na França. Os investigadores estão tentando verificar se a organização terrorista ETA está por trás do assalto.
O roubo foi praticado no domingo à noite na localidade de Saint-Benoit, na região de Poitiers, no Centro-oeste da França. Segundo fontes policiais, o material poderia servir pra fabricar explosivos.
Os investigadores estão verificando se a organização terrorista ETA está por trás do roubo. O material serve para a fabricação de cloratita – um composto de clorato, açúcar e enxofre – explosivo utilizado habitualmente pela organização terrorista basca em seus atentados.
Os seis indivíduos que roubaram o clorato sódico em uma fábrica de fertilizantes falaram francês com sotaque espanhol, segundo fontes próximas à investigação do caso. Os assaltantes estavam fortemente armados e amarraram o vigilante da fábrica, que estava sozinho no momento em que ocorreu o assalto. Não houve disparos.
Em 27 de fevereiro, foi localizado um artefato explosivo com cinco a sete quilos de cloratia, substância similar à que foi roubada, em Villajoyosa, Alicante. Em 29 de março, a Polícia espanhola localizou em Cabañas (Burgos), uma cova contendo dez bolsas com oito quilos de clorato sódico e um de enxofre, material com o qual o ETA poderia ter fabricando seis bombas. Desde a queda da cúpula do grupo terrorista na França, em 3 de outubro passado, a Polícia francesa desativou mais de mil quilos de explosivos ou produtos químicos para fabricá-los. (Clarín,
23/4)