Blair diz sim à energia nuclear
2005-04-26
O governo do Reino Unido tem planos secretos de criar estações de geração de energia nuclear como forma central de combate ao aquecimento global. O primeiro-ministro Tony Blair quer evitar uma discussão sobre a questão até a eleição, mas um grupo da Estratégia Unificada, liderado pelo Lord Birt, ex-diretor-geral da BBC e um dos mais próximos conelheiros de Blair, está estudando até que ponto a energia nuclear poderia ter um papel central no combate ao aquecimento global.
O grupo deverá produzir um relatório sobre mudança climática e sobre como proteger os suorimentos energéticos de ameaças como carências ou ataques terroristas aos dutos de petróleo no Oriente Médio. – Eles estão cuidadosamente enquadrando questões para as quais querem respostas. A resposta para ambas as questões poderia ser energia nuclear, disse um integrante do grupo, no final da semana passada.
A indústria nuclear recentemente entabulou discussões privadas com o governo a respeito de novas estaç~eos de geração de energia. Entende-se que Blair seja simpático aos argumentos avançados de Sir David
King, o chefe de aconselhamento científico do governo, que vê a energia nuclear como a melhor forma de combater o problema do aquecimento global.
A discussão já havia tomado corpo no ano passado, mas Blair disse que quer esperar por um debate público para depois das eleições. A retomada da perspectiva da energia nuclear espalhou-se pelo gabinete do governo. A secretária do Meio Ambiente, Margaret Beckett, e a secretária de Comércio e Indústria, Patricia Hewitt, têm sérias reservas ao tema. Mas a maioria dos ministros supostamente apoiará a expansão da energia nuclear, se Blair a propuser. (The Independent, 23/4)