Equipamento de aferir poluição não funciona
2005-04-25
Os índices de poluição do ar na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho, no centro da Capital, não são divulgados porque o equipamento para aferi-los não funciona adequadamente. A revelação foi feita na última semana pelo secretário municipal do Meio Ambiente (Smam), Beto Moesch. O equipamento pertence à secretaria, que deveria realizar o monitoramento na área, considerada uma das mais poluídas de Porto Alegre.
Conforme o secretário, o conserto ou a substituição do equipamento é uma das prioridades da Smam neste primeiro semestre. Na outra estação de monitoramento do ar existente no Centro, localizada no entorno da Estação Rodoviária e controlada pela Fepam, os índices de poluição têm se mantido entre regulares e bons.
Instituições podem prestar colaboração
No ano passado, após os registros de episódios de qualidade inadequada do ar no centro de Porto Alegre, a Fundação Estadual do Meio Ambiente convidou órgãos municipais e estaduais para discutir alternativas de combate à poluição. Segundo a assessora especial da presidência da fundação, Ana Cruzat, até o final deste mês cada uma das instituições envolvidas nas discussões deverá nomear um representante e será oficializado um grupo de trabalho para viabilizar alternativas de prevenção ao problema.(CP, 24/04)