Prefeitura de Cachoeira do Sul abre licitação para triagem do lixo
2005-04-25
A Prefeitura Municipal pretende agilizar o processo de triagem do lixo urbano que ingressa diariamente no aterro sanitário de Ferreira, estimulando a reciclagem e evitando a destinação de resíduos para o meio ambiente. Para que o processo seja implantado, o Município está publicando o edital de licitação para definir a empresa que vai operar no aterro. Além de construir um pavilhão no local, a empreiteira terá que garantir todos os equipamentos para a triagem do material.
A idéia da Prefeitura é não soterrar mais o lixo urbano, explicou o vice-prefeito Hilton De Franceschi, que está cuidando do projeto. Segundo ele, num primeiro momento o lixo sólido deverá ser separado do material orgânico, que continuará sendo destinado ao aterro. No futuro, porém, inclusive a massa orgânica será reaproveitada, ressaltou o vice-prefeito, lembrando que a Secretaria Municipal da Administração estará recebendo os envelopes com as propostas até o próximo dia 9 de maio, até as 9h.
Diariamente são recolhidas em Cachoeira do Sul entre 35 e 40 toneladas de lixo no perímetro urbano. De acordo com De Franceschi, 20% do peso desse total correspondem a material sólido, que pode ser separado e reciclado. Em volume, os sólidos somam 80% de tudo o que é recolhido por dia pela cidade.
Com a implantação da triagem, Cachoeira do Sul começará a solucionar os problemas decorrentes da destinação do lixo urbano, que até o ano passado representava dor de cabeça para o Ministério Público. O aterro de Ferreira já não cumpria mais com sua função, e o que era para ser um moderno sistema de destinação de resíduos acabou se transformando em um grande lixão a céu aberto. (Jornal do Povo, 22/04)