Eletrobrás e Caixa Econômica Federal assinam acordo sobre redução de desperdício energético
2005-04-25
Os presidentes da Eletrobrás, Silas Rondeau, e da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, assinam no dia 25/04, no Rio de Janeiro, protocolo de cooperação técnica para o programa Procel Edifica, que integra o Programa de Eficiência Energética da Eletrobrás (Procel). O programa promove a conservação e uso eficiente da energia elétrica, reduzindo os desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente.
A assessoria de imprensa da Eletrobrás explicou no dia 24 que a parceria com a Caixa possibilitará o desenvolvimento e a adoção dos conceitos de Eficiência Energética em Edificações (EEE), tendo em vista o papel da Caixa como agente financeiro de projetos e fomentador das políticas habitacionais na sociedade brasileira.
As edificações respondem por cerca de 48% do consumo de energia elétrica em todo o país, englobando os setores comercial e residencial. Segundo a Eletrobrás, o potencial de conservação em prédios já construídos pode atingir até 30%. Esse percentual se eleva a até 50% em prédios novos. O Procel Edifica prevê investimentos de até R$ 3 milhões no biênio 2004/2005.
Dentre os objetivos da parceria, a assessoria destacou o desenvolvimento de padrões para habitações de interesse social; estabelecimento de critérios de eficiência energética em imóveis residenciais; e utilização da capilaridade da Caixa junto às prefeituras municipais para a definição de princípios de eficiência energética em suas obras. (Agencia Brasil, 24/04)