Censo do setor pesqueiro ajudará governo a planejar ações de fomento
2005-04-25
Um levantamento do governo vai mapear o setor pesqueiro com objetivo de planejar o desenvolvimento da pesca no país. O Censo Estrutural do Setor Pesqueiro no sudeste e sul é a primeira etapa deste levantamento, que está sendo desenvolvido em paralelo com o recadastramento da frota pesqueira no litoral do norte e nordeste. A terceira e última fase será a de monitoramento da atividade, com a coleta de dados de produção. De acordo com João Staub, coordenador geral de estatística e informações da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), o resultado das duas fases iniciais deve começar a aparecer em quatro meses.
O engenheiro Jair Valentim, coordenador da pesquisa do censo no Espírito Santo, disse que a idéia é realizar um mapeamento detalhado, englobando toda a infra-estrutura relacionada ao pescado. — Esperamos que sirva como subsídio para traçar um planejamento que traga apoio e vantagem para o setor. Vai se dar em cada localidade, abrangendo número de pescadores, frota, apetrechos de pesca, infra-estrutura, acesso às localidades, disse. A pesquisa é uma parceria entre a Seap, Ibama e a Fundação de Amparo à Pesquisa na Zona Econômica Exclusiva (Fundação Prozee).
Segundo Valentim, por meio de conversas com empresas de pesca e com todos os segmentos do setor têm-se buscado conscientizá-los da importância das informações dadas aos recenseadores. — Essa será a forma de tentar trazer benefício para o setor, traçando um planejamento de acordo com a sua necessidade, disse. (Agência Brasil, 22/4)