Dessalinizador garante água potável a distrito de Manari (PE)
2005-04-25
Como parte das ações do Governo do Estado para promover o desenvolvimento sustentável da cidade de Manari, município com o mais baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Pernambuco, a Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária, por meio da Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), instalou um dessalinizador no distrito de Cercadinho, distante 13 quilômetros da sede de município.
A iniciativa é resultado de uma parceria com a prefeitura local. Com a medida, duas mil pessoas residentes em 400 domicílios passam a ser atendidas com água de boa qualidade para o consumo humano. A água, com grande teor de sal, não podia ser utilizada para o abastecimento das famílias ou dos animais. O dessalinizador foi implantado por técnicos do setor de infra-estrutura hídrica do IPA ao custo de R$ 25 mil.
O equipamento tem capacidade de dessalinizar até dois mil litros por hora da água retirada de um poço. Logo depois de tratada, a água é distribuída em um chafariz. Os técnicos do IPA vão treinar dois agentes de desenvolvimento rural e mais duas pessoas da própria comunidade para operarem o sistema de abastecimento local. (Governo do Estado de Pernambuco, 22/4)