Montadoras terão que se adaptar à legislação do ar mais estreita nos EUA
2005-04-25
Os Estados de Washington e Oregon planejam tornar-se o 9º e o 10º a adotarem legislações mais estreitas para emissões de poluentes de automóveis, aumentando as exigências dos fabricantes de veículos, que já estão sentido os efeitos dessa legislação na costa Oeste do país. Estes Estados devem seguir as regras adotadas na Califórnia para as emissões de dióxido de carbono e outros gases poluentes que saem dos carros. Tais regras já estão em vigor também em Connecticut, Maine, Massachusetts, Nova Jersey, Nova York, Rhode Island e Vermont.
O poder eleitoral nesses Estados está colocando uma considerável pressão sobre os fabricantes de carros no sentido de que desenvolvam motores mais eficientes. Juntos, os 10 Estados costeiros contribuem para 29% do mercado nacional, segundo registos oficiais que rastreiam as vendas de automóveis.
Mais pressão ainda vem do Canadá, que recentemente forçou os fabricantes de carros a concordarem com cortes substanciais nas emissões de gases de efeito estufa. A Califórnia tem um plano semelhante que os fabricantes de carros estão desafiando na Justiça.
A General Motors e a Ford Motor Company estão sediadas em Estados onde essas iniciativas acontecem, e ainda estão precisando enfrentar a concorrência de grandes competidores como a Toyota. Juntas, a Ford e a GM controlaram 49,1% das vendas domésticas no ano passado, mas, de acordo com estudos de especialistas, seu market share, ou participação nas vendas, em 10 Estados, era de 40,6%.
As duas empresas estão redirecionando suas estratégias de mercado. A GM está direcionando recursos de engenharia para ampliar sua participação em veículos utilitários esportivos, com novos modelos. Já a Ford quer se concentrar na produção de modelos médios de sedans. No entanto, os analistas vêem como o principal desafio o investimento em veículos que possibilitem maior economia de combustível e que sejam de menor porte.
Na semana passada, foi aprovada no Estado de Washington uma legislação para a adoção de veículos menos poluentes. A governadora do Estado, Christine Gregoire, Democrata, espera assinar o texto da lei no mês de maio. E, na mesma semana, o governador Ted Kulongoski, de Oregon, também Democrata, disse que está planejando usar sua autoridade para que sejam adotadas as mesmas regulamentações adotadas na Califórnia com relação aos veículos.
Para o diretor do Programa de Aquecimento Global do Sierra Club, Daniel Becker, esta é uma boa iniciativa, pois os ambientalistas têm poucos aliados no governo federal e os Estados devem entrar em ação para controlar o aquecimento global. –Com Oregon, Washington e com o Canadá assinando leis para carros mais limpos, estamos nos aproximando mais dos objetivos, disse. (NY Times, 23/4)