Autoridades visitam sede da OTCA
2005-04-25
Três Ministros de Relações Exteriores sul-americanos, o secretário-Geral da Associação Latino-americana de Integração (Aladi), Didier Opertti, e o assessor especial do governo do Suriname para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Albert Ramdin, visitaram as instalações da Secretaria Permanente da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (SP/OTCA) nos últimos dois dias. O Chanceler do Peru, Manuel Rodríguez Cuadros, visitou a SP na manhã do dia 19, quando reiterou à Secretária-Geral da OTCA, Rosalía Arteaga, seu compromisso com a realização de duas Reuniões Ministeriais e o Congresso Científico da Amazônia na cidade de Iquitos, em setembro de 2005.
Na manhã de quarta-feira, dia 20, o Chanceler do Equador, Patrício Zuquilanda manifestou o interesse de seu governo em realizar a Cúpula de Presidentes Amazônicos, durante os primeiros meses de 2006. O chanceler da Guiana, Samuel Insanally, por sua vez, destacou a importância da OTCA para a Amazônia e para a integração da América do Sul. Opertti e Arteaga conversaram sobre o processo de integração regional. Os dois secretários-gerais participam do processo de construção da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA), junto aos governos dos doze países da região e diretores de outros organismos regionais como a Comunidade Andina de Nações (CAN), o Mercosul e o Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC).
Durante a reunião de Chanceleres da CASA, no dia 19, a Secretária-Geral da OTCA lembrou que a região Amazônica abarca mais de 40% do território sul-americano e contem 20% da água doce do Planeta, entre outras riquezas que marcarão a pauta do século 21. (Amazônia.org, 22/4)