Minas faz Ciência & Debate discute o Rio São Francisco
2005-04-22
Em abril, o projeto Minas Faz Ciência & Debate coloca em discussão o tema Rio São Francisco: Transposição e Revitalização. Motivo de polêmica entre governo, ambientalistas e as comunidades envolvidas, o projeto de transposição é apontado, ao mesmo tempo, como uma solução para o desenvolvimento do Norte de Minas Gerais e do país e como um plano equivocado, pois esse deveria privilegiar, antes de mais nada, a revitalização da bacia hidrográfica.
O debate vai enfocar o que é o projeto de transposição, conseqüências e expectativas positivas e negativas de sua possível concretização, os aspectos ambientais, sociais, humanos e econômicos envolvidos e a importância dessa proposta para o Estado de Minas Gerais. O convidado desse mês é Apolo Heringer. Idealizador e coordenador do Projeto Manuelzão desde 1997, Heringer foi secretário adjunto de Saúde da prefeitura de Belo Horizonte de 1998 a 1999, membro fundador do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, do qual participou até 2003, e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. O especialista acredita que muito mais adequada que a transposição seria um projeto de revitalização da Bacia do Rio São Francisco.
O Minas Faz Ciência & Debate desse mês acontece no dia 27 de abril, às 18h30, no auditório da Fapemig (Rua Raul Pompéia, nº101, 12º andar, Bairro São Pedro). Para participar, é necessário se inscrever pelos telefones (31) 3280-2105 /2106, deixando nome completo e telefone de contato.
O Minas Faz Ciência & Debate é parte do projeto de divulgação científica para o público leigo realizado pela Fapemig desde 1998. Todos os meses, um especialista é convidado para falar sobre um tópico ligado a Ciência e Tecnologia. Além dos encontros periódicos, também fazem parte do projeto vídeos, revistas impressa e on-line (http://revista.fapemig.br). (JB 20/04)