Serla identifica prédios poluidores na Barra
2005-04-22
A Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) identificou alguns condomínios responsáveis por lançamento de esgoto no Canal de Marapendi. Segundo estudo realizado pelo órgão, que será anunciado hoje em reunião com moradores, dos 141 pontos de coleta — a maior parte na rede de água pluvial — 41 estavam com índices de matéria orgânica acima do tolerado. Com isso, foi possível identificar 15 condomínios que lançam clandestinamente esgoto na região.
Os infratores serão anunciados na reunião, que será realizada no Marina Barra Clube. Foram chamados representantes de 50 condomínios próximos ao canal. Segundo a Serla, serão apresentados os pontos de lançamento e o resultado da análise do material, feita pela Feema. O estudo mostra ainda uma lista com a quantidade de efluentes lançada por cada condomínio e o padrão exigido para cada tratamento. A Serla dará um prazo de um mês aos condomínios infratores para regularizar o funcionamento de suas estações de tratamento de esgoto. Após o período, o órgão vai punir com multas diárias quem lançar esgoto não tratado.
O Canal de Marapendi foi a primeira área do complexo de lagoas da Baixada de Jacarepaguá a ganhar um monitoramento da Serla. O órgão vai estender o trabalho às demais lagoas da região. O presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Drumbosck, contesta os resultados do levantamento. – Os condomínios retiram dois caminhões por dia de resíduos sólidos. O que sai pela tubulação é o esgoto pré-tratado, dentro dos limites especificados. Quem joga esgoto in natura é a Cedae, na Lagoa de Jacarepaguá. (O Globo 20/04)