Tractebel diz cumprir lei ambiental
2005-04-22
A Tractebel Energia vai aguardar os trabalhos de perícia na Usina Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC), para dar o prosseguimento normal ao processo que determina uma auditoria ambiental no complexo termelétrico. A data da perícia ainda não foi determinada.
No ano passado, o Ministério Público Federal de Tubarão requisitou uma liminar para a realização da auditoria e revisão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (Rima). A liminar acabou indeferida pela juíza federal Gysele Maria Segala da Cruz, que acatou um requerimento da Tractebel e determinou o prosseguimento normal do processo.
O presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni Torres, informou através da assessoria da imprensa que a empresa cumpre a legislação ambiental, inclusive colaborando na recuperação de áreas degradadas, e adota os preceitos do desenvolvimento sustentável em todas as suas atividades e já contestou com dados técnicos as alegações do procurador da República na ação civil.
Por isso, a empresa reafirma que colocará à disposição as instalações e equipe técnica da Usina Jorge Lacerda aos trabalhos determinados pela Justiça para esclarecer as dúvidas observadas pelo Ministério Público. A Tractebel acredita que os resultados da perícia apenas vão reafirmar os dados apresentados em relatórios anteriores. (Diário Catarinense 20/04)