Direito e Meio Ambiente em discussão na PUCRS
2005-04-20
Hoje (20/4) a partir das 19h, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), os Direitos Humanos, as Guerras e o Meio Ambiente, serão discutidos no II Congresso Internacional Transdisciplinar Ambiente e Direito, iniciado ontem no campus da universidade em Porto Alegre.
Serão palestrantes a juíza da área ambiental de Nova York, Catherine Thinker, o consultor internacional na área de recursos hídricos, Roberto Eduardo Kirchheim, o pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Christian Caubet e o professor do Programa de Pós –Graduação em Direito da PUC do Rio de Janeiro, Florian Fabian Hoffmann.
Alterações Climáticas e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo
Ainda durante o evento na PUC gaúcha, a partir das 19h30 min de amanhã (21/4), o debate se dará em torno das alterações climáticas com os temas: O Brasil e os Mecanismos de Desenvolvimento Limpo e Os Impactos das Mudanças Climáticas na Biodiversidade. Estarão presentes o ambientalista e fundador da SOS Mata Atlântica, Fabio Feldman, o diretor do gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente de Portugal, Nuno Lacasta, o assessor jurídico do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Gustavo Trindade e a bióloga da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Luiza Chomenko.
O evento será encerrado amanhã e abrange questões envolvendo áreas de preservação permanentes, sustentabilidade e conhecimento indígena, comércio de carbono, ação da Defesa Civil em situações de emergência e desastres, pesca predatória de arrastão, ecogenética e, claro, transgênicos. Também está na pauta o estudo prévio de impacto ambiental nas áreas de preservação permanente do Delta do Jacuí, integração sul- americana e questões socioambientais e os novos rumos do movimento contra a caça dos animais silvestres no único Estado onde ela ainda é permitida, o Rio Grande do Sul. Em tempo: O Papel da Universidade no Desenvolvimento Sustentável também pretende ser abordado.