Poluição do ar eleva risco de enfarte em até 50%
2005-04-20
Um estudo elaborado para a Unidade de Medicina Laboral e do Meio Ambiente da região de Estocolmo, Suécia, afirma que a poluição atmosférica aumenta o risco de enfartes em até 50%.A pesquisa, que será oficialmente apresentada na sexta-feira (22/04), constatou que as pessoas que moraram durante 30 anos em uma zona de alta contaminação na região de Estocolmo tinham duas vezes mais chances de sofrer um ataque do coração.
- Há duas teorias: uma diz que a contaminação contribui para a inflamação pulmonar, que causa problemas cardíacos; outra, que produz irritações nas vias respiratórias, que causam arritmias no funcionamento do coração - explicou o supervisor do estudo, Tom Bellander, ao jornal Dagens Nyheter.
Os pesquisadores descobriram também que as pessoas que vivem perto do Aeroporto de Arlanda - nos arredores de Estocolmo - têm maior risco de sofrer de hipertensão. Quanto mais perto do aeroporto é a residência, maior o risco de elevação da pressão sanguínea elevada, fator que aumenta o risco de enfarte. O autor da pesquisa, o doutorando Mats Rosenlund, utilizou os dados de 2.246 mortos por enfarte, de um grupo de controle de 3.206 pessoas participantes do Programa de Epidemiologia Cardíaca de Estocolmo e de enquetes com 2.693 moradores da região que rodeia a capital sueca. (O Estadão, 19/04)