Monte Karthala entra em erupção em Comoros
2005-04-20
Um vulcão entrou em erupção na principal ilha do arquipélago Comoros, no Oceano Índico, na manhã de segunda-feira (18/4), levando milhares de pessoas a abandonarem suas casas. A lava começou a jorrar pelo monte, de 7.746 pés de altura, por volta da 1h30min (hora local), depois que o vulcão liberou cinza e uma fumaça preta sobre a Grande Comoro, a maior das três ilhas do arquipélago, assinalou Bernadette Ninyaratunga, do Unicef – Fundo das Nações Unidas para Proteção à Infância.
Um grupo de especialistas sobrevoou o vulcão para avaliar os danos e os perigos, informou o major Salimou Mohamed, porta-voz da equipe de emergência do governo.
Comoros, um dos países mais pobres do mundo, está a cerca de 185 milhas a leste de Madagascar, país africano. Ninguém ficou ferido com a erupção, assegurou Mohamed. – O único problema que está acontecendo agora é a chuva de cinzas, disse ele. –Essas cinzas podem se espalhar por todo o país, acrescentou. Mesmo assim, disse que seria improvável que a explosão do vulcão afetasse outras áreas.
Todos os vôos para e da nação foram cancelados na manhã de segunda-feira (18/4). O Monte Karthala fica na região centro-sul de Grande Comoros, e a capital, Moroni, tem população em torno de 50 mil pessoas. (CNN, 19/4)