Movimento ocupa prédio em Porto Alegre
2005-04-19
Dezenas de integrantes do movimento More – Moradia, Renda e Ecologia ocuparam o pátio em frente ao Departamento Municipal de Habitação (Demhab) em Porto Alegre. O grupo, que está ocupando uma área do Demhab na avenida Protásio Alves, na Chácara da Fumaça, reivindica que as famílias invasoras permaneçam no local.
Júlio Monteiro, da coordenação do More, disse que a atual administração suspendeu as negociações. – Tememos que haja conflito se tentarem nos tirar de lá. Segundo ele, 1,1 mil famílias ocupam o terreno – de 14 hectares – desde novembro do ano passado. O Demhab garante que o número de famílias que ocupam o local não passa de 128. Foi definido no Orçamento Participativo que a área será urbanizada para receber 460 famílias das Zonas Leste, Noroeste e Eixo Baltazar. Desse total, apenas 70 famílias fariam parte do movimento.
O diretor do Demhab, Nelcir Pessaro afirmou que o grupo descumpriu um acordo feito em 24 de fevereiro. – Houve a solicitação para que 50 famílias, que não tinham para onde ir, permanecessem no local enquanto realizamos as obras de urbanização. Mas o resto teria que sair e isso não foi cumprido. Segundo ele, o movimento apresentou a proposta de adquirir a área. Os recursos seriam obtidos através da criação de uma cooperativa.
Em dezembro de 2004, a prefeitura obteve liminar de reintegração de posse, que seria feita em fevereiro. Antes disso, o grupo conseguiu a suspensão da decisão. O Tribunal de Justiça realiza hoje um novo julgamento. Caso seja determinada a reintegração de posse, Pessaro garantiu que pretende negociar para evitar o conflito. (JC 19/04)