Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, terá faxina geral por um mês
2005-04-19
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciou ontem a limpeza do Arroio Dilúvio, um serviço que é realizado pela primeira vez pela administração José Fogaça. O trabalho terá a duração de 20 a 30 dias e será feito por 30 funcionários divididos em duas equipes. Ontem, uma parte dos trabalhadores saiu da orla do Guaíba, em direção aos bairros, enquanto outra trabalhava na avenida Antônio de Carvalho em direção à rua Euclides da Cunha.
Foram retirados do Dilúvio, ao longo da na avenida Ipiranga, colchões, garrafas plásticas, restos de móveis, vidros, pneus, além de capim e terra. Na altura do shopping Praia de Belas, uma outra equipe realizava o serviço de capina com enxada e retirava terra nas margens do arroio.
O diretor-geral do DMLU, Wilton Araújo, afirmou que á primeira vez que ocorre a limpeza total do Arroio nesta gestão, pois anteriormente estava sendo realizada apenas a limpeza na foz do Dilúvio. Os funcionários vão realizar, de segunda a sexta-feira, em dois turnos, o serviço de capina, roça e retirada de entulhos das margens do Dilúvio.
Segundo Araújo, está sendo discutida a criação de uma campanha de esclarecimento ao público conjunta entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), e os departamentos Municipal de Água e Esgotos (DMAE) e Esgotos Pluviais (DEP), para ser lançada ainda para este semestre.
A partir de hoje serão utilizados três tratores do tipo roçadeira e oito roçadeiras manuais para a remoção da sujeira acumulada no local. Além do lixo, uma grande quantidade de terra e grama deverá ser retirada. (JC 19/04)