Vale do Ribeira poderá ter consórcio para gestão de resíduos
2005-04-18
Os municípios de Miracatu, Pedro de Toledo, Juquiá e Itariri, localizados no Vale do Ribeira (SP), poderão recorrer à formação de um consórcio para o gerenciamento de 16,4 toneladas de lixo que produzem conjuntamente. Para viabilizar esta idéia, proposta pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), poderão ser utilizados o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) e o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
O prefeito de Pedro de Toledo, Eulalio Ilek, disse que o município já teria uma área disponível para a construção do aterro, caso os outros chefes dos executivos municipais concordassem. Dos quatro municípios da região com problema de gestão do lixo domiciliar, apenas Itariri opera, de forma adequada, o lixão existente. O município pretende construir um aterro em valas e está realizando análise da profundidade do lençol freático e impermeabilidade do solo.
Juquiá e Pedro de Toledo operam de forma inadequada os lixões. Miracatu possui projeto de Aterro em valas aprovado pela Cetesb, mas apresenta pendências judiciais, pois vem dispondo os resíduos em lixão sem nenhum tipo de controle, com a presença de catadores e animais domésticos.