Chineses protestam contra poluição de indústrias
2005-04-18
Milhares de pessoas protestaram em um pequeno povoado do sudeste da China, na semana passada, obrigando a Polícia a desviar seus carros e oficiais da multidão em passeata de protesto devido à poluição causada por fábricas.
Na tarde de quarta-feira (13/4), centenas de pessoas de Huaxi, na província de Zhejiang, destruíram carros da Polícia e quebraram janelas de fábricas. –As pessoas não vão desistir se não houver ações concretas para mandar as fábricas embora, disse um manifestante, em meio a outros cerca de 60 mil. A principal revolta da população deve-se à poluição causada pela indústria química, que afeta comunidades próximas ao parque industrial.
Huaxi é uma pequena província localizada ao sul de Hangzhou, capital d cidade costeira de athe Zhejiang. Esta a pequena distância da Zona Industrial de Zhuxi, parque industrial onde funcionam 13 indústrias químicas. Segundo testemunhas locais, o ar está constantemente empestado, e o rio local, contaminado com poluentes, prejudicando as atividades dos produtores rurais. Apesar das mobilizações que vêm sendo feitas há dois anos para que o governo tome providências, e das promessas das empresas de preservarem o meio ambiente, até agora nada foi feito. (NY Times, 16/4)