Expedição ensina a preservar os rios da Região Noroeste
2005-04-15
Uma equipe formada por pesquisadores, estudantes e ecologistas do noroeste do Estado deu início na quarta-feira (13) a uma expedição que tem o propósito de preservar a natureza.
Uma viagem educativa deixou o interior de Tupanciretã para cinco dias de viagem pelas margens do Rio Ibicuí. A partida foi a nascente do Rio Jaguari, um dos afluentes do Ibicuí. Serão mais de 1,5 mil quilômetros percorridos de carro por ambientalistas e integrantes da Secretaria Estadual de Agricultura, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), da Emater, do Instituto Brasileiro de meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de universidades, com paradas em seis localidades da Região Noroeste.
O trabalho foi organizado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, formado por moradores e políticos dos 30 municípios banhados pelas águas do sistema. A intenção é divulgar a importância da bacia para as comunidades e os alunos da região, instruindo as populações ribeirinhas, identificando áreas de degradação ambiental e localizando áreas com potencial turístico. (ZH, 15/04)