Encontro em Santa Catarina discute desastres naturais
2005-04-15
Os fenômenos climáticos - furacão e tornados - que ocorreram no Sul do Estado nos últimos meses e que chamaram atenção do mundo pelo ineditismo e prejuízos que causaram, estão em debate desde ontem, no Grêmio Fronteira, em Araranguá (SC).
A repercussão e as conseqüências da força da natureza levaram à organização do 1º Encontro da Região Sul Sobre Fenômenos Naturais, Adversidades e Mudanças Climáticas: suas causas, efeitos e necessidades de adaptação.
De acordo com o ambientalista da organização não-governamental (ONG), Sócios da Natureza e coordenador do Comitê Temático do Meio Ambiente, Tadeu dos Santos, a idéia é reduzir os impactos desses fenômenos, pois não há como evitá-los.
– A sociedade precisa ser esclarecida e receber orientações de como agir em um eventual fato como o furacão e os dois tornados que já ocorreram para evitar riscos de morte e prejuízos maiores - disse Santos.
O coordenador do evento, Jobson Martinho, diz que mais do que orientar a população durante o encontro, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros devem receber instruções também para evitar falhas no atendimento caso volte a ocorrer algum fenômeno. (Diário Catarinense 14/04)