Acidente na BR-116 polui rio no Vale do Jequitinhonha
2005-04-15
Produtos tóxicos transportados por uma carreta que tombou na pista da BR-116, em Catuji, no Vale do Jequitinhonha, atingiram o leito do Rio Preto, na madrugada desta quinta-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta da 2h no km 222 da rodovia e já foram identificados quatro produtos químicos a partir do rótulo dos tambores.
O motorista da carreta placa EFS-1004, de Tabuleiro do Norte (CE), Ronaldo Chaves Viana, de 32 anos, está internado no Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoni, com o braço quebrado.
Um dos produtos identificados, o Endosulfan, é classificado como muito perigoso, altamente tóxico e nocivo. Técnicos da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) de São Mateus, no Espírito Santo, foram acionados para avaliar o nível de contaminação. O rio fica na região rural e as substâncias tóxicas podem representar risco à saúde da população ribeirinha.
De acordo com informações do site Uai, além do Edosulfan, foram identificados pelos rótulos o Ftron, o 46Bfluid e o Klortan 480CL. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni foi acionada para dar apoio às operações. (JB 14/04)