Esgotos e estudos de impacto ambiental levam Irlanda a tribunal europeu
2005-04-15
A Comissão Européia decidiu, na última terça-feira (12/4), levar a Irlanda ao Tribunal Europeu de Justiça devido ao mau funcionamento das suas estações de tratamento de águas residuais e à incorreta aplicação da diretiva de estudos de impacto ambiental.
–O caso surgiu depois de várias queixas sobre o mau funcionamento de algumas estações de tratamento, incluindo a maior de Dublin, disse a comissão, em comunicado. –A promessa irlandesa de regular melhor a gestão dessas estruturas, prevista na legislação, ainda não foi concretizada, acrescentou.
Segundo o comunicado, muitas fontes de água do país estão contaminadas por bactérias devido à infiltração de águas poluídas e detritos de animais. A Irlanda vai a tribunal também por ter implementado incorretamente a legislação européia sobre estudos de impacto ambiental, especialmente no que diz respeito ao licenciamento de um parque eólico em Derrybrien.
Bruxelas enviou ainda uma chamada de atenção ao país por não ter agido em conformidade com uma decisão do tribunal europeu de outubro passado sobre substâncias que danificam a camada de ozônio. (Ecosfera, 12/4)