EUA muda regulamentos sobre o ar para possibilitar nova refinaria
2005-04-15
Agentes governamentais do Estado do Arizona estão tentando alterar regulamentos sobre o ar para permitir uma proposta de refinaria de petróleo que poderia ser a primeira dos Estados Unidos deste tipo a ser construída desde os anos 70. A permissão, que estabelece limites de emissões, foi dada pelo Departamento de Qualidade Ambiental do Arizona. Foi a primeira aplicada desde 1999. Remove o grande obstáculo para uma proposta de construção, naquele Estado, de uma refinaria de US$ 2,5 bilhões, capaz de produzir 150 mil barris de óleo refinado por dia.
Arizona, um dos Estados norte-americanos que mais rápido cresce, tem experimentado picos de preços da gasolina várias vezes nos verões recentes, especialmente no de 2003. Freqüentemente, o Estado precisa recorrer à Califórnia para abastecer-se de combustível.
A planta, que deverá ser construída na sede da Arizona Clean Fuels, no deserto, 100 milhas a sudoeste de Fênix, ainda precisa obter diversas permissões para ter licença de construção.
–Vamos nos focar na segurança para obter as permissões que ainda faltam para começar a construção, assinala Ian Calkins, assessor de Comunicação da Arizona Clean Fuels.
A refinaria também poderá precisar de muita água nesse Estado seco, e o local para ela proposto pode guardar reminiscências arqueológicas significativas dos nativos americanos, segundo a revista científica Nature. A Arizona Clean Fuels planeja abastecer a sua nova unidade com combustível a ser transportado através de dutos a partir do México. (Planetark, 15/4)