Estado pode ter projeto-piloto para tratamento de resíduos
2005-04-14
Representantes de uma das mais modernas empresas alemãs no setor de destinação de resíduos sólidos, a AWN, estarão, nos próximos dias, no Rio Grande do Sul para oferecer a implantação de projeto na área. A confirmação foi feita na segunda-feira (11/04), durante a visita que a missão empresarial gaúcha realizou à sede do Centro Tecnológico da empresa, localizado na cidade de Buchen, leste da Alemanha. A aproximação, promovida pelo Euro Institut, conta com o envolvimento do governo do estado, prefeituras e órgãos ligados ao meio ambiente e tem como finalidade estudos de viabilidade à implantação do sistema adotado na Alemanha, em que há o aproveitamento total do lixo na geração de energia.
Os gaúchos visualizaram processos distintos trabalhados pela empresa, como o tratamento de lixo orgânico para a geração de energia com aproveitamento total de gases, água e demais elementos e separação automatizada de lixo orgânico e inorgânico, através da lavagem dos materiais.
O diretor da empresa, Mathias Ginter, diz que a AWN deve propor ao estado a construção de usina para a reciclagem de resíduos orgânicos, o que deve envolver lixo doméstico, entulho e outros tipos de materiais.A AWN desenvolveu tecnologia de reciclagem que reaproveita todos os materiais que antes eram depositados em aterros. Com o novo método, o reaproveitamento do lixo é total e não há nem mesmo emissão de fumaça no ar ou água no solo, resultante do processo.(Diário Popular, 13/04)