Brasil vai sediar lançamento da Década da ONU para o Desenvolvimento Sustentável
2005-04-14
O Brasil foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para o lançamento, no âmbito da América Latina, da Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O principal objetivo da Década é encorajar os governos dos países membros da ONU a realizar uma forte integração entre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e a Educação. Com isto, será possível melhorar a qualidade de ensino, facilitar a troca de experiência entre os diferentes países e regiões e aumentar a atenção mundial para a sobrevivência dos recursos naturais.
É importante reforçar que o desenvolvimento sustentável ultrapassa a questão ambiental – como águas, mudanças climáticas, biodiversidade, entre outros. Para a ONU, este tema agrega também os aspectos econômicos (luta contra a pobreza, transformações sociais, ecoturismo, etc) e os valores sócio-culturais, como a igualdade de gênero e a diversidade cultural.
O lançamento da Década será no Rio de Janeiro, durante o 1 º Congresso Ibero-Americano sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho, com a apresentação da Estratégia Mundial de Implementação, realizada pela Unesco e pela Pnuma.
O Congresso, realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) conta também com a parceria do Banco Mundial, Governo Federal e do World Business Council for Sustainable Development. Durante o evento autoridades, representantes de instituições públicas e privadas, empresários, representantes de ONGs e comunidades acadêmicas dos países ibero-americanos se reunirão para um amplo debate e troca de experiências sobre como promover o desenvolvimento sustentável na sociedade.
Entre as personalidades mundiais que confirmaram presença no Brasil para o lançamento da Década da ONU e para o Congresso Íbero–Americano estão Jonathan Lash, presidente do WRI – World Resources Institute, instituo que nos últimos dez anos foi pioneiro na utilização de avançadas tecnologias digitais para detectar – e buscar soluções – para os problemas ambientais na Terra. Lash foi um dos diretores Conselho Presidencial para o Desenvolvimento Sustentável do governo norte-americano, grupo que reúne empresários, ativistas civis, advogados e líderes ambientais com o intuito de indicar caminhos e recomendações estratégicas para promover o desenvolvimento sustentável.
Também confirmaram presença Geoff Lye, diretor da Organização SustainAbility, da Inglaterra, e Ricardo Melindez-Ortiz, diretor executive do International Centre for Trade and Sustainable Development, em Genebra.