Japão prestes a explorar gás em área de disputa com a China
2005-04-14
O Japão afirma que permitirá que companhias façam testes de perfuração em uma área disputada do leste do Mar da China, um movimento que provavelmente aumentará a fúria do governo de Pequim. Ministros do Comércio e do Exterior em Tóqui disseram, ontem (13/4), que eles irão remunerar por direitos de exploração de gás no mar, em locais profundos, para que empresas privadas comecem a trabalhar ainda nesta semana.
O anúncio de Tóquio será visto, provavelmente, como provocativo, abrindo mão para protestos antijaponeses na China por uma semana e por várias questões, das quais esta aparece com peso especial. A área onde o Japão está prestes a permitir a exploração de gás natural é disputada pela China, que a considera sua zona econômica exclusiva. Os governos discordam a respeito das fronteiras e querem cada um para si os depósitos de gás.
A China já havia dado início à exploração dos campos, quando Tóqui informou que estava se estendendo para zona japonesa. No início deste mês, uma pesquisa geológica feita pelo Japão mostrou que os campos de gás explorados pela China provavelmente estenderiam-se a território de águas japonesas.
Em 1º de abril, Tóquio anunciou que a China deveria voltar atrás e parar com a exploração, elaborando um projeto para aquela área, tendo dado a Pequim uma semana para responder. Mas Pequim disse que a zona estava dentro de sua zona e recusou-se a parar ou dividir os resultados. A questão vai parar em cortes de Justiça. (CNN, 13/4)