Milhares desertam por causa do vulcão em Sumatra
2005-04-14
Mais de 25 mil residentes em pânico evacuaram da ilha de Sumatra, na Indonésia, fugindo dos escombros do vulcão que, segundo oficiais, está sob alerta de uma intensificação de atividade. A atividade no Monte Talang coincidiu com uma cadeia de terremotos moderados em Sumatra, que ainda está se recuperando de um massivo terremoto ocorrido em 26 de dezembro último, coincidente com um tsunami, que mataram cerca de 130 mil pessoas em Aceh, província ao norte de Sumatra.
–A situação do Monte Talang está agora em alerta máximo, afirmou um especialista do Diretório de Vulcanologia e Geofísica de Java, na cidade de Bandung.
Oficiais locais informaram que 26 mil pessoas já haviam evacuado em áreas de uma altura de 2.690 metros, a oeste da província de Sumatra, e que este número provavelmente já é maior. Testemunhas disseram ter visto sinais de ignição vindos do Monte Talang, bem cedo, na última quarta-feira (13/4). O vulcão fica perto da cidade de Padang, 938 quilômetros a noroeste de Jacarta. (CNN, 13/4)