Grupo diz que o Rio Santa Clara, na Califónia, está sob perigo
2005-04-14
O Rio Santa Clara, que corre sinuosamente por 84 milhas desde as Montanhas San Gabriel até o Condado de Ventura, na Califórnia, é um dos dois cursos d água daquele Estado ranqueados como os mais ameaçados neste ano, segundo um grupo de ambientalistas que atualmente compila uma lista de rios sob ameaça.
O grupo Rios Americanos classifica o Santa Clara como o mais antigo e selvagem rio remanescente no Sul da Califórnia, sendo um dos 10 entre os mais ameaçados por causa do projeto de desenvolvimento urbano maciço Newhall Ranch, que está se erigindo ao longo do rio.
O Rio Tuolumne, perto do Parque Nacional de Yosemite, está classificado como o oitavo, conforme a ONG, porque existe uma proposta que permite à cidade de San Francisco retirar mais água da área de faixas montanhosas, já a principal fornecedora de água potável para a área da Baía.
Entre os dez identificados como mais ameaçados pela ONG Rios Americanos, em termos de poluição e tratamento indevido ou pobre de esgotos está o Rio Susquehanna, que recebe dejetos da Baía de Chesapeake, em Maryland.
A ONG, com sede em Washington, clarssifica todos os anos os rios que têm condições mais incertas em relação ao futuro, com base em decisões que poderiam prejudicá-los ainda mais nos 12 meses seguintes à avaliação. A organização trabalha com cerca de 400 grupos ambientalistas locais do país, já tendo classificado cerca de 250 rios como ameaçados nas últimas duas décadas. (Los Angeles Times, 13/4)