Cientistas mostram às pessoas as respostas de danos aos ecossistemas
2005-04-14
Durante muitas décadas, os cientistas vêm alertando a humanidade a respeito de atividades que extinguem espécies, alteram o clima e degradam pasiagens naturais.Agora, um grupo de especialistas reestruturou esta questão, liberando um relatório que mede não os danos à natureza em si, mas às coisas que a natureza pode fazer pelos humanos.
No relatório, patre dele um projeto contínuo chamado Avaliação do Ecossistema do Milênio, mais de 1,3 mil ecologistas e outros pesquisadores de 95 países focaram a capacidade dos ecossistemas de desempenhar funções de valor, como filtragem da água, além de proverem alimentos e polinização. A conclusão é que 60% das funções estão sendo degradadas por atividades humanas, tanto por meio de ações diretas, como a pesca excessiva, como por ações indiretas, como a tendência ao desflorestamento e o crescimento do risco de enchentes.
O relatório pode ser acessado no site www.millenniumassessment.org. Ele relaciona algumas instâncias de práticas destrutivas e como elas têm modificado e danificado o meio ambiente e, por extensão, as atividades humanas dele dependentes. O estudo custou US$ 24 milhões de foi pago com recursos das Nações Unidas e de´países que aderiram a tratados globais para preservar zonas úmidas e espécies migratórias. (NY Times, 13/4)