Escola de Porto Alegre estuda aproveitamento da água da chuva nos banheiros
2005-04-13
O aproveitamento da água da chuva em vasos sanitários e mictórios está em estudo na Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre. Segundo o arquiteto e professor do curso de edificações, Ibirá Lucas, o projeto difere dos já existentes porque pesquisa as características específicas do material. – Queremos comprovar a possibilidade do uso dessa água através da análise dos critérios químicos, físicos e biológicos, que são diferentes em cada local captado. Por exemplo, saber até que grau de acidez é recomendado o aproveitamento, pois acima disso poderia causar a corrosão de encanamentos e sanitários, explicou.
A pesquisa, que vai de janeiro até novembro, poderá ser acompanhada pelo site da escola (www.cteparobe.com.br) a partir de maio. Vinte alunos dos cursos de edificações, eletrônica e de nível médio do Parobé são os responsáveis pelo estudo.
O projeto-piloto prevê a estocagem de água da chuva num reservatório da escolacom capacidade para 30 mil litros, que estava desativado há 15 anos. A partir de junho, a água coletada será usada inicialmente nas descargas de 30 vasos sanitários e oito mictórios de 10 banheiros da escola. – Com isso poderemos reduzir a conta de água em até 25%, chegando a economizar R$ 1 mil mensais, estima Lucas. A argamassa usada nas aulas do curso de edificação já vem sendo preparada com água da chuva. (JC 13/04)