Depósito de lixo irregular pode contaminar córregos do Rio Caí
2005-04-13
Um problema ambiental e de saúde pública. É assim que está sendo visto por autoridades e pela comunidade um depósito clandestino de lixo em uma área localizada no interior da Vila Esperança, na periferia de Montenegro. O local, que fica em área particular, foi visitado no dia 11 pelo prefeito Percival de Oliveira, secretários municipais e representantes da Câmara de Vereadores, que irão organizar um mutirão de limpeza para os próximos dias.
De acordo com o vereador Dorivaldo da Silva, que mora na vila e foi presidente da associação de moradores do bairro por três mandatos, o espaço vem sendo utilizado como depósito de lixo há cerca de 10 anos. Ele ressalta que já foram registradas doenças causadas pela poluição. Segundo Silva, a área tem cerca de 1,5 hectare e é limpa pelo menos duas vezes por ano pela prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos, Adão Araújo, a última limpeza ocorreu em fevereiro.
O vereador Silva ressalta a preocupação com o meio ambiente e saúde pública. -O local é cortado por dois córregos que abastecem o Arroio São Miguel, que por sua vez desemboca no Rio Caí, então as conseqüências podem atingir outros pontos da região- afirma. O prefeito Oliveira adiantou que um mutirão de limpeza do local, envolvendo moradores e prefeitura, deve ser organizado e ocorrer em breve. (NH, 12/04)