Exploração das ilhas Galápagos preocupa Unesco
ilhas galápagos
2005-04-13
A Unesco está preocupada com a conservação das ilhas Galápagos, no Equador, que integram o Patrimônio Natural da Humanidade, expressou neste domingo (10/4) o diretor do Centro do Patrimônio Mundial deste organismo, Francesco Bandarín.
Bandarín disse que visitará o Equador, inclusive o arquipélago das Galápagos, a convite do governo nacional, sem que tenha como tarefa a avaliação técnica do estado de conservação das ilhas, localizadas a cerca de mil quilômetros em frente à costa equatoriana.
Segundo especialistas, o arquipélago está sendo afetado pelo rápido crescimento da população e pela indiscriminada exploração dos recursos marinhos, sem que se respeite a reserva marinha nem a sobrevivência das espécies. Bandarín ficará em Galápagos, de quinta-feira até sábado para conversar com autoridades do Parque Nacional e da Reserva Marinha de Galápagos (PNG e RMG) e da estação científica Charles Darwin, criada com o apoio da Unesco. Ele se reunirá ainda com autoridades civis, moradores e representantes dos pescadores e do setor turístico. (FSP, 12/04)