Erupção do vulcão Talang faz 26 mil desabrigados na Indonésia
2005-04-13
Autoridades indonesias iniciaram a evacuação de cerca de 26 mil pessoas que moram a menos de 10 quilômetros do vulcão Talang, na ilha de Sumatra, depois que o vulcão entrou em erupção, durante a madrugada passada. Ele se encontra perto da zona que foi mais afetada pelo tsunami do mês de dezembro passado.
–Até o momento, há uns 26 mil desabrigados. Os distribuímos em quatro zonas, a uns oito quilômetros do vulcão, declarou, por telefone, Hilda Osmiati, funcionária provincial. –Nos encontramos en situação de alerta porque existe perigo de que o vulcão expulse lava e pedras, acrescentou.
Especialistas em vulcanologia, contudo, descartam que a evacuação fosse necessária no momento. –Até agora, não foi registrado nenhum tremos significativo, mas as pessoas temem pelas cinzas ou pelo enxofre, informou Syamsul Rizal, diretor do Centro de Metereologia e Geofísica de Padang, capital de Sumatra Ocidental. Ele assinalou que as nuvens de cinzas superaram 4 mil metros de altitude, podendo ser vistas ao amanhecer desde Padang, a 40 quilômetros de distância, mas o vulcão não expulsou lava no momento.
A erupção do Talang, por volta das 3h25min (hora local), provocou pânico entre os residentes da zona, traumatizados pelo sismo de 6,7 graus de magnitude registrado há dois dias, e pelo tsunami de 26 de dezembro de 2004. (El Mundo, 12/4)