Tribo processa governo dos EUA por espécie ameaçada
2005-04-12
A ovelha peninsular que costuma habitar o sul dos Estados Unidos, nas montanhas, permaneceu em seu habitat enquanto tribos de índios estiveram por lá. Mas agora, a tribo, dos índios Cahuilla, está processamdo o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos por dar de costas para a proteção de 844 mil acres de terras onde vivem as ovelhas ameaçadas. Alguns oficiais acreditam que o custo da ação poderá ser de centenas de milhões de dólares, pois 17 mil acres da reserva estão em área de proteção.
Um advogado da tribo disse que para desafiar a designação do habitat na terra de reserva, a área dela poderá chegar a 844 mil acres. A tribo, que detém a metade de Palm Springs, afirma que não pretende desenvolver as terras imediatamente, mas quer ter o direito de preservá-las. Oficiais de Agua Caliente informaram já ter feito muito para proteger a espécie de ovelha e têm outros planos de conservação em seu trabalho no Serviço de Pesca e Vida Selvagem Segundo Tom Davis, chefe de planejamento do parque, ninguém, nos últimos 150 anos, cedeu milhões de acres de terras para tribos. Ambientalistas, porém, reclamam que a ovelha necessitará de centenas de milhares de acres para sobreviverem, mesmo em área protegida.
O problema é que existem apenas 32 dessas ovelhas nas montanhas de Palm Springs, e elas tendem a agrupar-se nos canyons. Os habbitantes de Palm Spring estão divididos a respeito de que futuro será dado a essas terras. (Los Angeles Times, 11/4)