ONGs protestam contra crueldade em rodeios
2005-04-11
Usando máscaras com desenhos de bichos, faixas e cartazes, ONGs de defesa dos animais protestaram ontem, na Cinelândia, centro do Rio, contra os maus-tratos cometidos nos rodeios. Com a faixa Eu odeio rodeios colocada no lombo, o bezerro Campeão, de 8 meses, foi o centro das atenções. As ONGs alegam que touros e cavalos são submetidos a métodos cruéis durante as apresentações e pedem que eles sejam substituídos por similares mecânicos. O protesto ocorreria também em outras 17 cidades do País.
O mote da manifestação foi a exibição de rodeios na novela da TV Globo América, que aborda o tema. — Está havendo uma glamourização [sic] da novela, mas o rodeio é intrinsecamente cruel. As pessoas dão choques e espancam os animais, disse Elizabeth Mac Gregor, gerente regional da Sociedade Mundial de Proteção aos Animais (WSPA, sigla em inglês). Segundo ela, dentre os artifícios usados para ferir os animais e deixá-los mais selvagens na arena, estão cintas de couro que apertam os órgãos genitais e esporas.
A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), que também participou da manifestação, pretende levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaturas pedindo o fim dos rodeios. Em quase dois anos de trabalho, o projeto já teve 28 mil adesões. (Agência Estado, 08/04)