Agência ambiental dos EUA anuncia resultado de leilão de SO2
2005-04-11
A Agência Norte-americana de Proteção Ambiental (EPA) anunciou, neste final de semana, os resultados do 13º leilão anual ocorrido na semana passada no Comitê de Comércio de Chicago. O leilão, parte do programa da agência, de captura e venda de emissões, tem por objetivo reduzir a chuva ácida, através da negociação de SO2. O objetivo é negociar por meio do leilão 8,95 milhões de toneladas anuais, até 2010.
A legislação de controle da poluição do ar – Clean Air Act – estabelece uma meta anual para captura do dióxido de enxofre. A cada ano, a EPA determina um montante de permissão de emissões para as fontes existentes. Além disto, a lei estabelece uma quantidade limite de emissões que pode ser leiloada.
Os leilões ajudam a assegurar que as novas plantas de geração de eletricidade têm uma fonte de permissões além das alocadas inicialmente para as unidades existentes. Conforme a EPA, não importa quantas permissões uma planta compre, pois ela não poderá emitir dióxido de carbono a um nível que viole o padrão de qualidade ambiental nacionalmente estabelecido.