Unesco pode declarar Serra de Rincão como reserva da biosfera
2005-04-11
Possível, interessante e necessário. Assim qualificaram June Maw e Clayton Ferreira, dois especialistas da Unesco, a proposta para declarar a Serra de Rincão, de Madri, como reserva da biosfera, algo que poderia ser aprovado em um ano.
Os especialistas do Programa Homem e Biosfera, da Unesco, que desde o final da semana passada visitam a Serra do Rincão, explicaram que a declaração suporá uma grande oportunidade de desenvolvimento para os habitantes de cinco povos desta comunidade.
O conselheiro de Meio Ambiente, Mariano Zabía, apresentou o programa de investigação que se realiza em Hayedo de Montejo com a finalidade de ampliar a presença de árvores nesse bosque centenário.
Encravada no extremo noroeste da Comunidade de Madri, a Serra do Rincão é também conhecida com o nome de Serra Pobre. Tem superfície de 154 quilômetros quadrados.
Em 1986, a Comunidade de Madri declarou a Serra Norte como âmbito de atenção especial. No final dos anos 80, o ambiente natural da Serra começou a sofrer as conseqüências da chegada massiva de visitantes, até o ponto em que, ante a evidente deterioração sofrida, determinou fechá-la, estabelecendo um turno limitado e guiado para as visitas.
Existem hoje, em todo o mundo, 459 reservas da biosfera, que pertencem a 97 países. Entre elas cabe destacar lugares com uma entidade tão sobressalente como a Amazônia Central, o Everest, o Parque Nacional Yellowstone, as cataratas do Niágara, as Montanhas Rochosas, o Parque Nacional de Amboseli, o arquipélago de Guadalupe e a ilha de Juan Fernández. (El Mundo, 9/4)