Pandas de San Diego recolhem-se para inseminação natural
2005-04-11
Os dois pandas gigantes do zoológico de San Diego, na Califórnia, foram levados para um ambiente natural, em florestas, nos últimos dias, a fim de possibilitar sua inseminação natural, que seria a primeira deste ano nos Estados Unidos. Bai Yun e Gao Gao estao pela segunda vez distantes dos olhos do público, que apenas poderá vê-los através de uma câmera. Bai Yun deu à luz em 2003 à Mei Sheng e não se acasalou novamente porque estava criando o seu filhote.
Bai Yun irá provavelmente dar à luz o seu terceiro filho em aproximadamente quatro meses e meio, informou o líder do grupo de conservação dos pandas do zoológico, Don Lindburg. Os pandas, de 13 anos, levam cerca de 15 minutos para a reprodução, que está tendo como local o mesmo onde Gao Gao foi mostrada se acasalando em 2003.
Os pandas ficaram juntos por cerca de meia hora no Sábado. Pesquisadores informaram ter detectado esperma vivo na urina de Bai Yun e concluíram que ela foi inseminada com sucesso. Os pandas fêmeas ficam no cio apenas um dia ou dois por ano. O acasalamento natural tentado recentemente nos zoológicos de Atlanta e Washington não foram bem-sucedidos. Lá, ambas as fêmeas foram inseminadas artificialmente, mas é muito cedo para dizer que elas estão grávidas. (ABC News, 9/4)