Ambientalistas condenam excesso de turbinas eólicas na Inglaterra
2005-04-08
Escolas por toda a Inglaterra estão erguendo turbinas de geração de energia eólica para cortar gastos com as contas de eletricidade. Cinco escolas em Durham, North Yorkshire, Leicestershire e Lincolnshire instalaram esse tipo de estrutura, que custa entre 10 mil libras e 95 mil libras e podem chegar a mais de 90 pés de altura.
No entanto, ativistas condenam a disseminação das turbinas eólicas e temem que milhares de escolas rurais venham a instalá-las. Eles reclamam que as grandes estruturas tornam feia a paisagem, prejudicando a visão do horizonte. Além disto, são equipamentos subsidiados pela população, que geram pequenas quantidades de energia muito cara. Outros temem por causa do barulho.
Agora, oito escolas da Inglaterra estão decididas a erguer turbinas, por meio de um programa chamado Escolas do Vento. O distrito de South Somerset está ajudando as escolas a habilitarem-se para obterem fundos do governo para tais iniciativas, descritas como cavalo de tróia por alguns. Mas alguns professores alegam que as turbinas são fontes valiosas de energia renovável e poderão permitir cortes nas contas de energia, liberando dinheiro para as escolas investirem em computadores e outras necessidades. (The Telegraph News, 3/4)