Comitê de Washington recomenda abandono de ônibus com gás natural
2005-04-08
Membros do comitê metropolitano de Washington votaram ontem (7/4) pela compra de mais de 200 ônibus híbridos e movidos a diesel, praticamente descartando uma política de compra de ônibus movidos a gás natural para aumentar a qualidade do ar na região.
Após um debate de uma hora, os membros do comitê de Planejamento e Desenvolvimento votaram pela compra de 117 ônibus a diesel e 100 híbridos, nos próximos três anos. A medida aguarda uma aprovação final para 21 de abril, quando será realizado o encontro mensal do comitê pleno, que inclui mais votantes.
A região metropolitana de Washington tem 1.450 ônibus, todos a diesel, exceto 164 movidos a gás natural – modelos que já estão rodando. O debate sobre o programa de ônibus enfocou duas questões: qualidade do ar e dinheiro.
Os fumos de diesel contêm óxidos de nitrogênio e compostos que criam altos níveis de ozônio na baixa atmosfera. Além disto, o diesel comum contém componentes tóxicos e partículas finas que estão relacionadas a vários problemas de saúde. Já os motores movidos a gás natural não emitem substâncias químicas tóxicas e apresentam baixos níveis de óxido de nitrogênio, embora produzam elevados níveis de dióxido e monóxido de carbono. Os defensores dos modelos a diesel disseram que as novas tecnologias em motores nessa área permitem um efeito mais limpo para o meio ambiente do que representarão os híbridos no futuro. (Washington Post, 7/4)