Governo dos EUA investirá US$ 626 milhões na proteção do Rio Colorado
2005-04-08
O Estado do Colorado e o governo dos Estados Unidos vão investir US$ 626 milhões, nos próximos 50 anos, para proteger algumas das mais importantes áreas do Rio Colorado onde a vida selvagem está em perigo. Eles esperam que isto permita mantes a qualidade da água para banho e para irrigação no sudoeste do país.
Os esforços de conservação, de mais de uma década, têm por objetivo manter 26 espécies de plantas, peixes, pássaros e outros animais ao longo de 400 milhas do rio, abaixo da represa de Hoover, em Nevada, no Arizona e na Califórnia. As agências de água esperam continuar com as operações normalmente durante esses trabalhos.
–Nunca antes um programa com este escopo foi realizado, disse Craig Manson, secretário assistente para Pesca, Vida Selvagem e Parques do Departamento de Interior dos Estados Unidos. –Daqui a 50 anos, as comunidades do baixo Colorado terão ambiente em melhores condições, completou.
Grupos ambientalistas, que foram convidados a juntarem-se a 56 agências que estão envolvidas nos esforços de recuperação da área, estão críticos quanto ao projeto. A maioria deles recusou-se a participar do planejamento porque 100 milhas ou mais do rio, no México, onde estão os mais ricos habitats, foram excluídos do plano. Oficiais federais disseram que era impossível controlar as atividades de conservação na fronteira. (NY Times, 7/4)