Belo Horizonte oferece oficinas de educação ambiental para cidadãos
2005-04-07
Despertar a consciência ecológica com discussões sobre temas recorrentes na cidade, como a poluição sonora, o lixo, a conservação da qualidade das águas e a reciclagem. A prefeitura de Belo Horizonte recebe inscrições para as oficinas gratuitas de educação ambiental. Qualquer pessoa pode se inscrever. As oficinas são para grupos de até 40 pessoas.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Mourão, avalia que a maior parte dos problemas ambientais de Belo Horizonte poderiam ser resolvidos com a consciência de cada um. Um exemplo é o Disque Sossego, um programa da prefeitura para coibir os abusos da poluição sonora, que recebe cerca de 1,2 mil reclamações por mês. A oficina SOS Nossas Águas mostra para os alunos a importância de preservar as nascentes, para que a água continue brotando.
Além das oficinas, há visitas orientadas à estação ecológica da UFMG, ao Parque do Rola Moça, ao Parque Municipal Lagoa do Nado, à estação de tratamento de esgoto do Arrudas, à reserva ecológica da Mannesmann e ao aterro sanitário. As visitas são feitas num ônibus da prefeitura, o Expresso Ambiental. Este é o décimo ano do projeto, que recebe, anualmente, mais de 2 mil alunos. Inscrições: (31) 3277-5199. (O Estado de Minas 06/04)