Sem gás, país fica ameaçado de nova crise de energia
2005-04-07
O Brasil poderá enfrentar um novo déficit de energia elétrica a partir de 2008, em decorrência do risco de falta de gás natural, segundo avaliação do diretor de comercialização de gás da Repsol, Marco Aurélio Tavares, durante o seminário Petróleo e Gás no Brasil: a hora de crescer, promovido pelo Valor e Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em três anos, o país não terá capacidade instalada para atender o ritmo crescente da demanda por gás, da ordem de 23% ao ano, caso o impasse em torno da aprovação da Lei de Hidrocarbonetos (petróleo e gás) na Bolívia continue e obras consideradas fundamentais - como a integração dos gasodutos entre aquele país, o Brasil e a Argentina - não sejam concluídas em breve, afirmou Tavares.
Jorge Roberto Abrahão Hijjar, gerente de desenvolvimento do mercado de gás da Petrobras, não quis comentar a previsão do diretor da Repsol. Disse que a estatal está investindo US$ 6 bilhões até 2010 para mais do que dobrar a oferta atual de gás natural, de 30 milhões de m³/dia para 77 milhões de m³/dia. (Valor 06/04)