Universo dos catadores de lixo é tema de documentário
catadores de lixo
2005-04-07
O cotidiano dos catadores de lixo que trabalham na cidade de São Paulo serviu de inspiração para a exposição fotográfica e o documentário Carroceiros, em cartaz no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, a partir de abril. O trabalho foi organizado pelo coordenador do bacharelado em Gestão Ambiental da instituição, Jacques Demajorovic, e traça um panorama da vida desses profissionais, que sobrevivem da venda de materiais para reciclagem e sua relação com o meio ambiente.
As 22 fotos de autoria de Jacques Demajorovic e de Hernandes Cunha, assistente da coordenação do bacharelado em gestão ambiental do Senac, e o documentário de 35 minutos, dirigido por Alexandre Arico Rathsan, profissional ligado à área de meio ambiente, permitem ao público conhecer a realidade dos trabalhadores, seus anseios e histórias. O projeto surgiu com a intenção de alertar a sociedade contra o preconceito e esquecimento desses profissionais que desempenham um papel fundamental na coleta seletiva e que se expõem todos os dias ao lixo.
20 mil catadores em SP
Segundo o Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Polis) existem cerca dos 20 mil catadores atuando na metrópole. A reciclagem cresceu a partir da década de 90, motivada pelo aumento do desemprego nos centros urbanos e pela implementação de políticas públicas que possibilitaram iniciativas de gestão compartilhada do lixo e incentivaram parcerias entre prefeituras e cooperativas de catadores. Esse movimento ampliou o número de catadores de rua, sucateiros, empresas recicladoras interessadas na coleta e comercialização de resíduos sólidos recicláveis.