Projeto confere nova vida para área de lazer na Califórnia
2005-04-07
Após anos buscando financiamento, a cidade de Pasadena, na Califórnia, está removendo plantas não nativas e 450 toneladas de concreto do Rio Los Angeles. Onde os humanos alteraram a paisagem, a natureza faz seu papel reparador por si mesma. Às vezes, porém, ela precisa de uma pequena ajuda.
Desde o último dia 31 de março, caminhões e máquinas têm trabalhado na seção Arroio Seco em Pasadena, principal tributo do Rio Los Angeles. O local concentrava 450 toneladas de concreto largado desde a construção da freeway 210. Por pelo menos 30 anos, esse material obsrtuiu o canal, usado de forma intensiva para recreação. Centenas de pessoas vão ao local para fazer piquenique e utilizar a área como recreação.
O trabalho de restauração da área está sendo feito ao sul da Represa de Devils Gate, localizada ao norte da ponte Colorado Boulevard. Até o final deste mês, as duas áreas de acesso de 10 acres estarão rabertas para pedestres, observadores de pássaros e pessoas que levam seu cães para passear.
A remoção do concreto faz parte de ym projeto de restauração de US$ 1 milhão que começou no final do ano passado por iniciativa da cidade de Pasadena, com ajuda de fundos estaduais. As conversações para o projeto haviam se iniciado há dez anos, mas não havia fundos para bancá-lo. Legislações como a do Safe Drinking Water e Watershed Protection Act (2000) ambas sobre a preservação de recursos hídricos – ajudaram a completar o valor que faltava para a obra. (LA Times, 6/4)